O prefeito Ricardo Nunes sobrevoou os piscinões da cidade, neste sábado (21), para inspecionar limpeza, manutenção e funcionamento geral dos reservatórios. A vistoria, que também foi realizada no ano passado, faz parte das ações preventivas para o período das chuvas de verão. Além das áreas em funcionamento, o prefeito também checou as obras de piscinões, que estão em andamento.
O sobrevoo durou mais de duas horas e o prefeito conseguiu avaliar a situação dos reservatórios de toda a cidade, como forma de complementar a inspeção normalmente feita pela administração municipal. Na divisa da capital com Guarulhos, o prefeito do alto, em sobrevoo, identificou um descampado com intensa movimentação de caminhões fazendo descarte irregular de lixo e aterrando um grande trecho de várzea. “Acionei a polícia imediatamente, por se tratar de invasão e destruição de área de manancial o que pode, inclusive, prejudicar o escoamento da água no período de chuvas, na região da Zona Leste da cidade de São Paulo”, informou Ricardo Nunes.
Obras em andamento
Durante sobrevoo na região de Perus, o prefeito também verificou as obras dos quatro piscinões que estão sendo realizadas na Zona Norte da capital. A previsão é de que os piscinões R2 e R3 sejam concluídos em julho de 2024. As demais intervenções serão finalizadas dentro do prazo contratual, até maio de 2025.
As obras visam conter as águas das chuvas e auxiliar no combate às enchentes nos bairros de Vila Caiuba, Vila Inácio, Vila Perus, Recanto dos Humildes e Jardim Adelfiore, beneficiando mais de 146 mil pessoas. Estão sendo investidos R$ 130 milhões nas ações, com financiamento do Governo Federal.
Os reservatórios, localizados nas ruas Ernesto Bottoni (Areião), Cleonice Kammer Di Sandro (R1A) e no Rodoanel Mario Covas (R2 e R3), poderão armazenar, juntos, até 791 mil m³ de água. Esse volume é o equivalente a mais de 316 piscinas olímpicas.
Morro do S
Para garantir a segurança e o bem-estar da população que mora no entorno do curso d’água do córrego Água dos Brancos, no Capão Redondo, Zona Sul, está sendo feita a canalização de aproximadamente 3 km do córrego, dos quais 400 metros estão executados. Foi feito um investimento de R$ 179 milhões nas intervenções que foram iniciadas em julho de 2022 e devem ser concluídas até maio de 2025.
O contrato de obras abrange a construção de um reservatório para contenção das cheias, com capacidade de 192 mil m3, o equivalente a 77 piscinas olímpicas, que irá auxiliar no combate às enchentes na Avenida Ellis Maas e no entorno do Parque Santo Dias, beneficiando, assim, a bacia hidrográfica do “Morro do S”.
Também estão previstas obras de mobilidade na avenida Carlos Caldeira Filho. A via será prolongada em 3,3 km, interligando o terminal de ônibus Jardim Ângela à estação de metrô Capão Redondo, além de contar com um novo corredor de ônibus e ciclovia.