A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), promove mais uma edição do Inclui Sampa nos Bairros no dia 8 de junho, das 9h às 14h, na zona Sul da capital. O CEU Parelheiros, localizado na Rua Terezinha do Prado, 25, Jd. Novo Parelheiros, abre as portas para a 7ª edição.
A ação permanente da pasta, em parceria com as demais secretarias da Administração Municipal, tem o objetivo de oferecer serviços nas áreas da saúde, transporte, assistência social e entre outros, para os munícipes com deficiência.
A SMPED levará dois serviços, a Paraoficina Móvel: uma van que conta com manutenção e reparos gratuitos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. Os técnicos estarão realizando avaliação inicial, limpeza e reparos simples caso haja material disponível. O projeto é uma parceria entre as secretarias municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED), Secretaria Municipal da Saúde e AACD.
Além da emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, que possui a finalidade de auxiliar na identificação da pessoa diagnosticada com TEA e, assim, agilizar ou priorizar seu atendimento em serviços públicos e privados.O serviço prescreve requisitos e documentos necessários para a emissão da carteira, listados mais abaixo neste texto.
A Supervisão de Gestão de Pessoas (SGP) da SMPED, estará captando currículos de estudantes com deficiência do ensino médio ou superior para destinar às Secretarias de toda a Prefeitura de São Paulo para entrevistas e possíveis contratações. O serviço visa auxiliar as demais pastas para o preenchimento de vagas em aberto.
Já a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) fará atendimentos relacionados ao CADÚnico (inserção e atualização) e orientações sobre os programas: Bolsa Família e Renda Mínima.
Os serviços seguem com a SPTrans e a Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) com a orientação e recebimento da documentação para o Bilhete Único para pessoas com deficiência e do Atende+.
Edições anteriores
O Inclui Sampa nos Bairros já percorreu as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, levando praticidade nos serviços que a Prefeitura oferece para a população com deficiência. As edições somam, juntas, mais de 13 mil atendimentos, e em torno de 10 mil pessoas já passaram por elas.
Confira abaixo os serviços confirmados até o momento:
SMPED – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Captação de Currículos de Estudantes com Deficiência
O serviço tem o objetivo de captar currículos de estudantes com deficiência e destinar às vagas em aberto nas Secretarias de toda a Prefeitura de São Paulo para entrevistas e possível contratação.
Requisitos:
Ser estudante do Ensino Médio ou Curso Superior;
Ser pessoa com deficiência com comprovação via laudo.
Paraoficina Móvel
Serviço gratuito de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. No local, será realizada avaliação inicial, limpeza e reparos simples caso haja material disponível. Para atendimento, o munícipe deve apresentar o cartão do SUS e RG ou outro documento com foto. Atendimento exclusivo para pessoas residentes na cidade de São Paulo que adquiriram sua cadeira e OPMs pelo SUS.
Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
O serviço tem o objetivo de auxiliar na identificação da pessoa diagnosticada com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e, assim, agilizar ou priorizar seu atendimento em serviços públicos e privados. A carteira é emitida em formato digital e pode ser impressa pelo munícipe.
Documentos necessários em formato físico:
RG/RNE e CPF da Pessoa com TEA;
RG/RNE e CPF do Responsável Legal pela Pessoa com TEA;
Foto 3×4 em formato de documento;
Comprovante de endereço recente (dentro do prazo de até 90 dias de emissão);
Laudo médico que ateste o diagnóstico de TEA com o número do CID, data, assinatura e número do registro profissional (CRM) do médico responsável.
REQUISITOS:
Residir no município de São Paulo;
Ter diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) comprovado por laudo médico com um dos seguintes CIDs:
I – CÓDIGOS ELEGÍVEIS PARA A EMISSÃO DA CIPTEA, SEGUNDO CID 10:
a) F84 – Transtornos globais do desenvolvimento;
b) F84.0 – Autismo infantil;
c) F84.1 – Autismo atípico;
d) F84.2 – Síndrome de Rett;
e) F84.3 – Outro transtorno desintegrativo da infância;
f) F84.4 – Transtorno com hipercinesia associada a retardo mental e a movimentos estereotipados;
g) F84.5 – Síndrome de Asperger;
h) F84.8 – Outros transtornos globais do desenvolvimento;
i) F84.9 – Transtornos globais não especificados do desenvolvimento.
II – CÓDIGOS ELEGÍVEIS PARA A EMISSÃO DA CIPTEA, SEGUNDO A CID11:
a) 6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional;
b) 6A02.1 – Transtorno do Espectro do Autismo com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional;
c) 6A02.2 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com linguagem funcional prejudicada;
d) 6A02.3 – Transtorno do Espectro do Autismo com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e linguagem funcional prejudicada;
e) 6A02.4 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual deficiência intelectual e com ausência de linguagem funcional;
f) 6A02.5 – Transtorno do Espectro do Autismo com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e ausência de linguagem funcional;
g) 6A02.Y – Outro Transtorno do Espectro do Autismo especificado;
h) 6A02.Z – Transtorno do Espectro do Autismo, não especificado.
CMPD – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência
Presença da equipe administrativa (advogado e assistente social) e conselheiros para orientações sobre serviços públicos municipais e cadastro das pessoas com deficiência residentes na cidade. O Conselho é o órgão de representação das pessoas com deficiência perante a Prefeitura de São Paulo.
SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Atendimentos relacionados ao CADÚnico (inserção e atualização)
Orientações sobre o Bolsa Família e Renda Mínima.
SEME – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Mexa-se
Programa que conta com diversas opções para todas as idades, como, por exemplo, recreação, dança de ritmos e muito mais. A iniciativa retoma a vida social e enfatiza a importância de cuidar da saúde mental. As atividades estão disponíveis para todas as idades, gratuitamente e com acessibilidade.
SETRAM – Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana / SPTrans
Bilhete Único para pessoas com deficiência – orientação e recebimento de documentação;
Atende+ – orientação e recebimento de documentação.
Impressão do Bilhete Único Comum
CET – Companhia de Engenharia de Tráfego
Recepção de documentos e orientação sobre autorização para credencial de idoso, cartão Defis e isenção de rodízio para pessoa com deficiência.
SMTUR – Secretaria Municipal de Turismo – CIT móvel para que os participantes do evento tenham acesso aos informativos sobre a cidade e possíveis locais de interesse de turismo desta, como:
Mapa da cidade;
Guia da cidade;
Possíveis roteiros temáticos e, inclusive, informativos sobre o Turismo de Aventura, projeto totalmente inclusivo para pessoas com deficiência.
ADE SAMPA – Agência São Paulo de Desenvolvimento – promove políticas de desenvolvimento que contribuem para a redução de desigualdades regionais, competitividade econômica, geração de emprego e renda, o empreendedorismo, economia solidária e inovação tecnológica. Além de atendimento e fomento aos microempreendedores.
Formalização do MEI
Orientação sobre Notas Fiscais
Consulta CCM, CCMEI e CNPJ
Entrega da DASN-SIMEI
Alteração de atividades ou endereço do MEI
Emissão de boletos DAS-MEI
Cancelamento do CNPJ MEI
Parcelamento de débitos do MEI
Divulgação e orientação sobre programas como TEIA, Cred Sampa, Sampa Cast, COE e Gestão Sampa
IMG – Instituto Mara Gabrilli
CADÊ VOCÊ?
Acolhimento e escuta qualificada para avaliação de demandas da pessoa com deficiência e sua família/cuidador; Articulação da Rede com os serviços presentes; Cadastro do público para atendimento da equipe multiprofissional em posterior mutirão do Projeto Cadê Você; Orientações diversas sobre as Redes e cuidados em políticas públicas para pessoas com deficiência; Orientação Jurídica, em especial, sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI); Divulgação de cartilhas do Projeto que respondem a determinadas demandas, dentre as quais dúvidas a respeito da sexualidade, das discussões de gênero e de brincadeiras inclusivas e acessíveis.
Instituto Fios de Ouro *Atendimento por distribuição de senhas limitadas
Atua há 25 anos na área da beleza voltada para formação profissional e prestação de serviços.
Cortes femininos
Cortes masculinos
Design de sobrancelha
Tranças
Esmaltação
SMC – Secretaria Municipal de Cultura
Malabarismo Possível – 10h
A Cia. do Relativo apresenta uma proposta de instalações interativas: a vivência “Malabarismo Possível” oferece a crianças e adultos a possibilidade de experimentar jogos cooperativos criados a partir de conceitos do malabarismo. São disponibilizadas sete instalações nas quais os artistas da companhia atuam como mediadores, facilitando a exploração de diferentes dinâmicas com os participantes. A atividade abrange desde pessoas inexperientes nas técnicas de manipulação de objetos, a aquelas que, já possuindo conhecimentos anteriores, queiram experimentar novos estímulos criativos.