O prefeito Ricardo Nunes e o governador Tarcísio de Freitas assinaram nesta sexta-feira (21) um convênio para a compatibilização das obras de prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho com a extensão da Linha 5 Lilás do Metrô. O documento estabelece que a Prefeitura ficará responsável pela execução da nova pista sul da avenida (sentido bairro) e o Estado irá executar as obras da pista norte (sentido centro). As melhorias vão beneficiar cerca de 870 mil pessoas das regiões de Capão Redondo, Campo Limpo, Vila Andrade e no Jardim São Luís, na Zona Sul da capital.
Ao anunciar o convênio, o prefeito Ricardo Nunes ressaltou a importância da parceria da Prefeitura com o Estado para a realização das obras. “Esse é um ato fundamental para realizar um sonho de tantos anos. A gente já está fazendo a extensão da Caldeira Filho, o piscinão do Capão Redondo, está tudo dentro do contexto do projeto. Os dois viadutos que vão passar por cima do piscinão”, explicou o prefeito.
Essas obras de mobilidade fazem parte de um contrato mais amplo da Prefeitura de São Paulo que inclui a canalização de 3 km do Córrego Água dos Brancos e a construção de um reservatório para contenção de cheias com capacidade de 192 mil m³ (equivalente a 77 piscinas olímpicas), cujas obras foram iniciadas em julho de 2022.
O projeto prevê também o prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho em 3,3 km, conectando o terminal de ônibus Jardim Ângela à estação de metrô Capão Redondo. O trajeto contará com corredor de ônibus e ciclovia. O novo sistema viário também será composto por dois novos viadutos, ligando a Avenida Prof. Dr. Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck ao prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho. Também está prevista uma passagem inferior que interligará a Avenida Carlos Caldeira Filho com a Estrada do M’Boi Mirim.
A pista norte (sentido centro), que será executada pelo Governo do Estado, também receberá obras de extensão da Linha 5-Lilás do Metrô, ligando a estação Capão Redondo à futura estação Jardim Ângela, situada próxima ao Hospital M’Boi Mirim.
A assinatura do convênio permitiu, ainda, a inclusão das obras de requalificação da Av. Comendador Santana no mesmo contrato vigente. As intervenções serão executadas pela Prefeitura, sem acréscimos no valor inicial.
Metrô até o Jardim Ângela
O governador Tarcísio de Freitas assinou o termo de aditivo para elaboração dos estudos de viabilidade e dos projetos executivos para a extensão da Linha 5-Lilás de metrô até o Jardim Ângela. Com investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, o projeto vai contar com duas novas estações, Comendador Sant’anna e Jardim Ângela, e conexão com o terminal de ônibus existente na região, beneficiando usuários da Zona Sul de São Paulo.
“Hoje estamos aqui para assinar o aditivo da Linha 5 que, para quem precisa se interligar com os demais pontos da cidade, é muito importante”, disse o governador. “O metrô vai sair do Capão Redondo e chegar ao Jardim Ângela. Esta obra vai gerar muitos empregos. Vamos capacitar o pessoal daqui para trabalhar na obra, que vai começar no início do próximo ano. Quando estiver pronta, pelo menos 150 mil pessoas vão usar essa linha todos os dias. Elas vão economizar tempo de viagem, ter mais tempo com a família e menos desgaste.”
O ramal será ampliado em mais 4,3 km de trilhos, sendo 3,2 km em elevado e 1,1 km subterrâneo. Haverá ainda a necessidade de intervenções viárias e construção de passarela para pedestres. A expectativa é a de que as obras comecem no primeiro trimestre de 2025 e sejam concluídas com o início da operação em 2028.
A demanda atual da Linha 5-Lilás, que liga a Chácara Klabin (Linha 2-Verde do Metrô) ao Capão Redondo, com 17 estações, é de mais de 507 mil passageiros por dia. Com as novas estações, passando para um total de 19, a estimativa é que o número chegue a 650 mil. A linha, que hoje tem 20 km de extensão, passará a ter 24,3 km.