Os frequentadores da Fábrica de Cultura Jardim São Luís são convidados a participar de eventos focados na fotografia e cinema em agosto. O Núcleo de Moda – formação aprofundada em moda da unidade – promove a exposição Sonhos com trabalhos do fotógrafo Vxldinei, e aberta de 6 a 23/08, terça a sexta, das 10h às 20h, e sábados, das 9h às 17h. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer retratos e outros detalhes que ele registrou durante “Sonhos”, desfile de encerramento do 1º ano de curso dos alunos, realizado durante o evento “Troca de Saberes”.
Para destacar a resistência da população originária, celebrada no Dia Internacional dos Povos Indígenas (9/08), a unidade Jardim São Luís exibe o filme “Ta’Ho” em 13/08, às 9h30, e com tradução em Libras. O documentário foi desenvolvido por indígenas da Takua Ju Mirim, aldeia localizada na região de Marsilac, periferia do extremo sul de São Paulo. Após a sessão, o diretor e roteirista Júlio Guató, junto a atriz Letícia Oliveira, aborda como essa produção audiovisual destaca a cultura Guarani Mbya por meio da dança xondaro, a importância de mestres como o pajé e cacique.
As culturas nordestinas presentes na dança, na música e no teatro se encontram no Festival Nordeste aqui da Fábrica de Cultura Capão Redondo, programado para a segunda quinzena de agosto e com tradução em Libras. No dia 20, das 14h30 às 16h30, o grupo Espírito de Zumbi faz a vivência “Pés que andam nos passos do corpo que dança” a partir do maculelê, puxada de rede, capoeira, ciranda e samba de coco, danças brasileiras que contam histórias pelos movimentos, ritmos dos tambores e cantos.
Outra atração do Nordeste aqui é o Bando Trapos, grupo teatral com “Pirajussara – vozes à margem” no dia 21, quarta-feira, das 15h às 16h. Dirigida pelo multiartista cearense Cleydson Catarina, a peça se volta para histórias dos moradores do bairro Campo Limpo, em São Paulo, e da cidade Taboão da Serra (SP), refletindo sobre os rios urbanos por meio da figura de Pirajussara, uma mulher-rio que cruza cidades. E o samba de roda com Nega Duda, de São Francisco do Conde, cidade do Recôncavo Baiano, fecha o festival no dia 24, sábado, a partir das 20h. O show exalta os orixás, a capoeira e a rica culinária baiana.
Região metropolitana e Vale do Ribeira
As unidades das Fábricas de Cultura gerenciadas pela Poiesis também atuam na Grande São Paulo e no Vale do Ribeira.
Entre os destaques de agosto, a Fábrica de Cultura Osasco conta com dois espetáculos. Mjiba – a boneca guerreira da cia. Trupe Liuds no dia 21, às 15h, propõe uma reflexão sobre a ancestralidade das mulheres negras e os desafios que elas enfrentam no âmbito do gênero, raça e classe social. E no dia 23, a partir das 10h, o coletivo Palhaçarya de rua ancestral promove Encontros lúdicos entre espectadores, palhaços e amantes da palhaçaria, destacando a potência da arte para a transformação social. As pessoas presentes terão liberdade para brincar, desenvolver técnicas lúdicas, motoras, físicas e cognitivas.
Na Fábrica de Cultura Diadema, o FestCiMM 2024 – Festival Internacional de Cinema no Meio do Mundo, de 23 a 28/08, é formado por sessões de filmes nacionais e internacionais, animações, curtas-metragens, além de encontros entre realizadores e público. Na abertura (23), a atriz Neusa Borges estará num bate-papo às 19h, além de ser a homenageada dessa edição.
Realizado pela Fábrica de Cultura Diadema e Toco Filmes, o FestCiMM ainda exibe o Cine Teste com experimentos em working in progress de cineastas, produtores e roteiristas no dia 24, a partir das 14h. O objetivo é promover um aprimoramento dos projetos, conversas criativas com a audiência, contando com a participação dos cineastas Bruno Risas (SP), Diaulas Ullysses, que vive em São Bernardo do Campo-SP, e Valério Fonseca (RN). Os três foram desafiados a criar um filme em um único dia do ” XV Encontro de Cantadores repentistas do nordeste”, em agosto/2023 – Diadema, e no FestCiMM exibem ao público.
No dia 27/08, das 19h às 21h, o evento realiza a mostra Foco Cinema Paraibano para aumentar a visibilidade da produção audiovisual e dos profissionais desse estado nordestino. Os filmes exibidos serão Cervejas no Escuro (2023) e Quitéria (2019), ambos do diretor Tiago A. Neves. E a mesa-redonda “A produção experimental de Cinema na Paraíba” contará com o produtor Nivaldo Rodrigues, o diretor Tiago A. Neves e o diretor de fotografia Erik Clementino. Conheça os detalhes e as demais atrações do FestCiMM.
No Vale do Ribeira, a Fábrica de Cultura Iguape, no centro histórico da cidade, promove a cultura tradicional e intervenções teatrais. Minha cultura viva: oficina de Fandango e a importância do registro audiovisual no dia 17, sábado, às 10h, conta com o protagonismo do grupo da Associação Jovens da Juréia, um dos responsáveis pela preservação dessa memória popular na região.
E a peça Rei na rua, do Bando Golíardis, ocupa a unidade com uma paródia sobre questões atuais, como os dois lados do poder por meio de uma história do tecido que só as pessoas inteligentes conseguem ver. A apresentação é no dia 21/08, a partir das 15h, conta com tradução em Libras e inspirada na história de Hans Christian Andersen, autor dinamarquês conhecido por contos como A Pequena sereia e A roupa nova do Rei.
Histórias e cantos populares nas Bibliotecas
Em celebração ao Dia do Folclore (22/08), as bibliotecas da unidade Diadema, dia 13, às 10h, e às 14h nas bases Capão Redondo, em 20/08, Iguape e Jardim São Luís, ambas no dia 22, recebem a cia. Periférica de Artes com Histórias populares brasileiras para (re)conhecer e brincar, intervenção artística focada nas crianças a partir dos seis anos. Partindo da literatura, contação de histórias e cantos populares, a atividade também contempla brincadeiras de roda e as musicalidades do folclore que atravessam gerações.
Clique aqui e fique por dentro de toda a programação das bibliotecas.
Para conhecer mais sobre o trabalho das Fábricas de Cultura e formas de apoiar, acesse o site do Programa.
Fábrica de Cultura Jardim São Luís
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE VXLDINEI
Núcleo de Moda
6 a 23/08 – terça a sexta – 10h às 20h; sábado – 9h às 17h | Livre
TAKUA JU MIRIM APRESENTA O FILME “TA’HO”
Cinema | com realizadores da aldeia localizada no bairro Marsilac
13/08 – terça-feira – 9h30 | Livre | Acessibilidade em Libras
Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Tel: (11) 5510-5530
Fábrica de Cultura Capão Redondo
FESTIVAL NORDESTE AQUI – 2024
Livre | Acessibilidade em Libras
“PÉS QUE ANDAM NOS PASSOS DO CORPO QUE DANÇA” COM GRUPO ESPÍRITO DE ZUMBI
Dança
20/08 – terça-feira – 14h30 às 16h30
“PIRAJUSSARA – VOZES À MARGEM” COM BANDO TRAPOS
Teatro
Direção: Cleydson Catarina; Assistente de direção: Patrícia Ashanti; Direção musical: Augusto Iúna
21/08 – quarta-feira – 15h às 16h
SAMBA DE RODA COM NEGA DUDA
Música
24/08 – sábado – das 20h às 21h
Confira todas as atrações que participam do festival – clique aqui
Rua Bacia de São Francisco, s/n – Conjunto Habitacional Jardim São Bento | Tel: (11) 5822-5240
Fábrica de Cultura Osasco
MJIBA – A BONECA GUERREIRA
Teatro
21/08 – quarta-feira – 15h | Livre
ENCONTROS LÚDICOS COM PALHAÇARYA DE RUA ANCESTRAL
Circo
23/08 – sexta-feira – 10h | Livre
Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600
Fábrica de Cultura Diadema
FESTCIMM 2024 – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA NO MEIO DO MUNDO
23 a 28 de agosto
Livre | Realização: Fábrica de Cultura Diadema e Toco Filmes
HOMENAGEM A NEUSA BORGES + BATE-PAPO COM A ATRIZ
23/08 – sexta-feira – das 19h às 21h30
CINE TESTE – EXPERIMENTOS EM WORKING IN PROGRESS
24/08 – sábado – das 14h às 18h
FOCO CINEMA PARAIBANO
27/08 – terça-feira – das 19h às 21h
Agenda completa aqui.
Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Tel: (11) 4061-3180
Fábrica de Cultura Iguape
MINHA CULTURA VIVA: OFICINA DE FANDANGO E A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO AUDIOVISUAL
Música
17/08 – sábado – 10h | Livre
ESPETÁCULO “REI NA RUA” – BANDO GOLÍARDIS
Teatro
21/08 – quarta-feira – 15h às 16h | Livre | Libras
Praça Engenheiro Greenhalgh, s/n – Centro Histórico, Iguape/SP | Tel: (13) 3848-9300
BIBLIOTECAS
HISTÓRIAS POPULARES BRASILEIRAS PARA (RE)CONHECER E BRINCAR – CIA. PERIFÉRICA DE ARTES
Faixa etária: a partir dos seis anos
13/08 – terça-feira – 10h às 12h
Fábrica de Cultura Diadema
20/08 – terça-feira – 14h às 16h
Fábrica de Cultura Capão Redondo
22/08 – quinta-feira – 14h às 16h
Fábrica de Cultura Iguape
22/08 – segunda-feira – 14h às 16h
Fábrica de Cultura Jardim São Luís
———-
Funcionamento das unidades: terça a sexta, das 9h às 20h
Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h.
Núcleo Taipas, de terça a sexta, das 9h às 21h30
Unidade Jaçanã, das 9h às 20h30
Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)
Sábados, das 9h às 17h
*Unidades Iguape e Diadema funcionam das 12h às 17h aos sábados. Núcleo Taipas das 9h às 17h30.
Domingos: Fábricas de Cultura funcionam no domingo somente em caso de programação cultural.
Funcionamento das bibliotecas: de terça a sexta, das 9h às 19h.
Sábados: das 9h às 17h (conforme a programação) | Domingos: Fechadas.