Protagonismo juvenil, engajamento cívico, solidariedade, liderança jovem e transformação social. Estas foram as principais palavras pronunciadas pelos Governadores Distritais do Rotary de São Paulo durante encontro dedicado a promover o voluntariado e o protagonismo juvenil em todo o estado. O evento ocorreu nesta segunda-feira (21), no Auditório Professor Lupércio Oliveira Terra, no Centro Paula Souza.
Representando o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, recebeu o título Paul Harris, honraria que leva o nome do fundador do Rotary. Na ocasião, o secretário afirmou que o projeto, em parceria com o Rotary, visa entusiasmar a juventude com o poder do voluntariado, engajando-a em ações positivas. “Nosso governador Tarcísio de Freitas compartilha dessa visão, acreditando que a participação ativa, o estudo e a fé no Brasil podem transformar desafios em oportunidades de sucesso”, disse o secretário Fábio Prieto.
A iniciativa de promover o encontro foi da Secretaria da Justiça e Cidadania, da Coordenadoria de Políticas para a Juventude e das Governadorias Distritais do Rotary International. “Acreditamos na humanidade e no potencial de cada jovem. Precisamos construir novas lideranças, e isso se faz trazendo vocês para perto, criando espaços de participação e engajamento”, ressaltou o secretário.
O coordenador estadual de Políticas para a Juventude, Juliano Borges, também presente no evento, reforçou o objetivo de unir esforços para incentivar o voluntariado entre os jovens, com foco no desenvolvimento de liderança e protagonismo juvenil.
“Hoje reunimos líderes para discutir os desafios enfrentados pela juventude e, juntos, encontrar soluções para essas demandas”, afirmou Borges. “Nós, enquanto estado, em parceria com a prefeitura e o Rotary, queremos desenvolver programas que impactem diretamente a vida dos jovens. Este trabalho vai além de uma ação de governança; ele é a essência da solidariedade”, destacou Juliano.
A solenidade contou com a presença de Mário César Martins de Camargo, presidente eleito do Rotary International para 2025-26, que destacou a importância de fomentar o sentimento de coletividade desde cedo.
“Se não cultivarmos o senso de comunidade na juventude, será muito mais difícil despertá-lo na vida adulta”, afirmou Camargo. “Temos diante de nós a responsabilidade de plantar as sementes do voluntariado entre os jovens para florescerem em ações que promovam cooperação e solidariedade no futuro.”
O evento contou com a participação de nove Governadorias Distritais do estado, destacando a importância da colaboração entre diferentes entidades. “O voluntariado, além de ser um ato de solidariedade, é fundamental para o desenvolvimento social dos jovens e o fortalecimento de suas habilidades de liderança”, finalizou o presidente eleito do Rotary International.
Atualmente, o Rotary possui mais de 12 mil associados distribuídos em 588 clubes em mais de 300 municípios paulistas, com a expectativa de que mais de 150 rotarianos de diferentes regiões participem das ações em prol do voluntariado juvenil.