Os 18 anos do Núcleo Toada serão comemorados ao longo de 2025 com uma intensa programação envolvendo shows, apresentação de peças ligadas a temáticas femininas, lançamento de álbum musical, vivência, entre outras atividades. Depois de uma mostra de repertório realizada em janeiro e fevereiro, o grupo oferece agora uma oficina voltada a mulheres, principalmente às 60+.
O projeto Escritas Urgentes – 18 anos do grupo Núcleo Toada foi inspirado no romance Carta à Rainha Louca, de Maria Valéria Rezende, que narra a história de Isabel, uma mulher com idade entre 50, 60 anos, aprisionada em um convento durante o Brasil colônia por criar uma comunidade de mulheres que não se encaixavam nos padrões sociais da época. O livro se originou de uma carta real encontrada em 1982 escrita por D. Izabel Maria em 1754. No documento, ela se declara acusada e presa injustamente por ter criado nas Minas Gerais um convento clandestino que, na verdade, era um refúgio para mulheres pobres e desamparadas, chamadas de “sobrantes”.
Partindo dessa ideia, o grupo elaborou a Vivência entre Mulheres, com encontros para partilha e acolhimento, aberta a mulheres de todas as faixas etárias, em especial com mais de 60 anos, público que sofre cotidianamente com procedimentos de invisibilização e exclusão. Além do espaço de troca e fortalecimento, as participantes irão desenvolver atividades de teatro, música, dança e autocuidado.
A Vivência entre Mulheres propõe encontros que acontecem no MSTC – Movimento Sem Teto do Centro | Ocupação 9 de Julho (rua Álvaro de Carvalho 427, Bela Vista), com entrada gratuita, aos domingos (das 10h às 13h), a partir do dia 23 de março, com duração de quatro meses. As orientadoras serão as atrizes e diretoras Lilian de Lima e Patrícia Gifford, com apoio de Priscila Ortelã. Não é necessária inscrição prévia.
Esta ação foi possível graças à aprovação do projeto “Escritas Urgentes – 18 anos do grupo Núcleo Toada”, contemplado pela 43ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.
Comemorações durante todo o ano
Os 18 anos do Núcleo Toada serão marcados por muitas ações. Começou com DAQUI A POUCO, MEMÓRIA – Mostra 18 anos do Núcleo Toada, que entre janeiro e fevereiro teve apresentações teatrais e musicais de Pagu do peito desabotoado, TríaDe Forrá e Sempre Nessa Toada, o amor segundo Chico Buarque; o espetáculo Pagu, anjo incorruptível e a Desmontagem Cor de Chumbo, a peça, suas canções, ditadura e lançamento do álbum.
Durante a Mostra foi lançado o álbum Cor de chumbo, com um repertório que traz em sua maioria músicas próprias e apresenta o cotidiano de uma casa de shows nos anos 1970, em plena ditadura militar. A casa é gerenciada por Patrícia, uma ex-prostituta que faz performances musicais e é a atração principal da boate. Ela é amante de um general que, naquela noite, irá assistir ao show. Enquanto ensaia, acompanhada por um pianista, a artista conversa sobre o cotidiano, o medo da violência e seu relacionamento amoroso. É disso que se tratam as canções.
Por fim, acontece a montagem do espetáculo inédito Escritas Urgentes, uma adaptação teatral da ficção e do contexto histórico retratado por Maria Valéria Rezende em seu romance Carta à Rainha Louca, produzindo uma reflexão sobre o papel feminino em uma sociedade patriarcal – seja nos anos de 1700 seja nos dias de hoje.
SOBRE O NÚCLEO TOADA
O grupo se formou em 2006, quando estreou o show Uma Toada para João e Maria, o amor segundo Chico Buarque. O desejo de montar espetáculos que unissem duas linguagens artísticas, a música e o teatro, moveu os integrantes a mergulharem na pesquisa e criação desse que seria o primeiro de uma trilogia de shows tendo as canções de Chico Buarque como fio condutor. Desde então, o grupo deu origem a diversos trabalhos e vem se apresentando em todo o país com um repertório teatral, musical, poético e questionador: a peça ‘Pagu, Anjo Incorruptível’ sobre Patrícia Galvão e o show ‘Pagu do Peito Desabotoado’, que traz as canções da peça; o show da ‘TríaDe FORRÁ’, com repertório feminista e ritmos dançantes; o espetáculo ‘Sempre nessa Toada, o amor segundo Chico Buarque’, um apanhado da trilogia de shows que deu origem ao grupo; e a ‘Desmontagem COR DE CHUMBO’ que revisita a primeira peça teatral montada pelo Núcleo Toada.
SERVIÇO
Oficina VIVÊNCIA ENTRE MULHERES
Gratuita e aberta a mulheres de todas as faixas etárias, em especial 60+ (mulheres acompanhadas de crianças são bem-vindas)
Sem necessidade de inscrição prévia, basta chegar no horário indicado.
Domingos, das 10h às 13h
Início: 23/03/2025
Duração: 4 meses
Local: MSTC – Movimento Sem Teto do Centro | Ocupação 9 de Julho – Rua Álvaro de Carvalho 427, Bela Vista, São Paulo/SP