Com novos canis, o Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos oferece mais conforto e espaço para os animais que aguardam um lar definitivo
São Paulo, 4 de setembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo é pioneira na oferta de serviços veterinários. Por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) – que abriga o Centro Municipal de Adoção, dos Hospitais Veterinários e da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue investindo no cuidado e bem-estar dos animais que estão acolhidos no local.
Na última quinta-feira, 28 de agosto, a SMS participou do 67º Congresso Estadual de Municípios, destacando os avanços nos serviços de saúde animal implantados na cidade de São Paulo.
Durante o evento, foram apresentadas as melhorias na estrutura dedicada ao acolhimento dos pets que aguardam por adoção. Recentemente, foram entregues nove novas baias para cães, além de locais para coelhos, no complexo da Cosap/DVZ, com previsão de entrega de mais baias até o início de 2026.
A reforma do Setor de Animais de Fazenda foi concluída em abril deste ano. Os animais abrigados no local seguem o mesmo processo atual de resgate pela divisão e posterior encaminhamento à Cosap, onde recebem cuidados até serem disponibilizados para adoção.
“A saúde animal também é prioridade e é por isso que estamos sempre buscando melhorias para garantir mais conforto aos animais que ainda aguardam por adoção. Mas, além do acolhimento, o cuidado é para todos. Em 2024 realizamos 120 mil castrações, e a expectativa é que 130 mil sejam feitas até o final desse ano”, afirmou a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino.

