A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), no âmbito do projeto CRIAPARCS (criação e ampliação de parques e unidades de conservação), recebeu da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, imóveis para fins do atendimento à parte dos TCRA’s (Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental). Os acordos foram firmados pela DERSA nos seus empreendimentos.
Essas áreas consolidam a implantação de um corredor ecológico ligando os reservatórios Billings e Guarapiranga. Abrigam mata atlântica e nascentes, prestando serviços ecossistêmicos relevantes à cidade de são Paulo, como produção de água, amenização do clima, estoque de carbono, polinização, dentre outros. E foram avaliados em R$ 5 milhões, que passaram a integrar o patrimônio municipal sem a necessidade de uso de recursos financeiros do tesouro, pois tiveram sua posse transferida à Municipalidade sem ônus para a Prefeitura.
Ao total passam a ser protegidas sob administração direta da SVMA 950.000 m² (95 hectares – quase o tamanho do Parque Ibirapuera), que foram adicionados aos Parques Naturais da seguinte forma:
61 ha ao PNM Bororé, passando de 154 para 215 ha.
32 ha ao PNM Varginha, passando de 359 para 391 ha.
1 ha ao PNM Itaim, passando de 446 para 447 ha.
1 ha ao PNM Jaceguava, passando de 361 para 362 ha.
A consolidação da transferência de posse ocorreu no dia 27/03/2023, com a presença de técnicos das Divisões de Patrimônio Ambiental (DPA) e de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC), bem como representantes da DERSA e da SP-MAR (Concessionária que opera o trecho sul do Rodoanel Mário Covas).