O Atende+ completa 27 anos de existência nesta terça-feira. O serviço da Prefeitura de São Paulo é gerenciado pela SPTrans e realiza transporte gratuito porta a porta para pessoas com deficiência severa. O Serviço Atende+ é destinado às pessoas com autismo, surdocegueira e deficiência física com alto grau de severidade e dependência, que não possuem condições de mobilidade e acessibilidade autônoma aos meios de transporte convencionais.
O atendimento é prestado a pessoas cadastradas, as quais apresentam seus pedidos de viagens de forma antecipada e, dentre outros, é utilizado para tratamentos de saúde e reabilitação, deslocamentos para escola e trabalho, operando no município de São Paulo.
O Serviço Atende+ disponibiliza aos seus passageiros três modalidades de atendimento:
- atendimento regular: obedece a uma programação fixa e regular de viagens;
- atendimento eventual: transporte para viagens esporádicas, para consultas e exames médicos;
- atendimento a eventos: transporte nos finais de semana e feriados, a fim de promover a inclusão e interação social e cultural de pessoas com deficiência.
Com mais de 1,4 milhão de atendimentos por ano e 1,7 milhão de quilômetros rodados por mês, atualmente o Atende+ possui frota de 540 vans e 86 táxis adaptados, que transportam um total de 15.197 passageiros — sendo 8.423 pessoas com deficiência e 6.774 acompanhantes.
O Atende+ levou oito Prêmios Marca Brasil, na categoria “Reabilitação de pessoas com deficiências”. A disputa acontece de forma anual. Nos anos de 2020 a 2023 não houve premiação.