Intervenções feitas pela concessionária SPS VIVACIDADE vão beneficiar as mais de 50 mil pessoas que utilizam diariamente as 35 linhas do terminal na Zona Sul da cidade
O prefeito Ricardo Nunes participou na manhã desta quinta-feira (28), na Zona Sul da capital, da entrega das obras de requalificação do Terminal Varginha que vão beneficiar as mais de 50 mil pessoas que utilizam o espaço diariamente. Executadas pela concessionária SPS VIVACIDADE, as obras de modernização tornam a área mais agradável, acessível, sustentável e segura.
“Um processo importante que a Prefeitura de São Paulo fez foi a Parceria Público-Privada dos terminais. Com a PPP nós estamos fazendo a reforma de todos os terminais”, destacou o prefeito Ricardo Nunes apontando que o modelo de PPP tem sido muito importante para a cidade. “Estamos entregando hoje o Terminal Varginha com toda a acessibilidade, cuidado com os banheiros, segurança e o monitoramento”, completou.
Para aumentar a segurança dos usuários que utilizam as 35 linhas de ônibus, as áreas foram totalmente requalificadas com a implantação de nova tecnologia e a instalação de mais câmeras, além de um novo Centro de Controle Operacional.
Os usuários do terminal agora contam com sanitários públicos, acessíveis e familiares, trazendo mais conforto, modernidade e sustentabilidade (água de reuso e mictórios que não utilizam água e minimizam o odor), com equipamentos antivandalismo e maior atenção na limpeza.
A operadora de caixa Diane Souza dos Santos, 39 anos, utiliza o terminal pelo menos quatro vezes por semana. Moradora do São Judas, ela precisa levar o filho Nicolas, de 6 anos, que tem TEA para fazer tratamento em diversos locais da capital. “Ficou muito bonito e confortável”, disse.
Na área do terminal também houve a implantação de um novo posto de atendimento para venda de bilhetes e informações, além de sistema de combate a incêndio, troca do sistema de iluminação com luminárias em LED, nova comunicação visual, bancos e lixeiras.
Os operadores dos ônibus agora contam com um refeitório e, além disso, o terminal dispõe de um bicicletário para mais de 50 bicicletas.
Acessibilidade
O Terminal Varginha também está mais acessível. As instalações foram avaliadas pela Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura, o que garantiu ao terminal o Selo de Acessibilidade Arquitetônica.
Comunicação visual
Os espaços também contaram com projeto para nova comunicação visual da empresa 2buy e uma intervenção artística da designer Mariana Prestes, feita a partir das técnicas de aquarela e desenho com frases que homenageiam as pessoas que transitam pelo terminal, aplicada em superfícies como muros, paredes e fachadas, da arquitetura preexistente nos espaços abertos e que emolduram o Terminal Varginha.