A cidade de São Paulo tem a expectativa de gerar mais de 5 mil empregos diretos com a realização de uma etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, nos dias 12, 13 e 14 de julho no Autódromo de Interlagos. Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (25), o prefeito Ricardo Nunes ressaltou a importância do evento, que coloca São Paulo como a única cidade do mundo a ter os três eventos da FIA – Fórmula 1, Fórmula E e WEC.
Nunes também garantiu que a capital receberá a Rolex 6 Horas de São Paulo por, no mínimo, cinco anos. A coletiva foi realizada na Praça das Artes, região central da cidade.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, o evento irá expor São Paulo positivamente para o mundo, como uma cidade referência no automobilismo e que gera emprego e renda por meio do entretenimento e de atividades esportivas. “Recebemos muitas pessoas de outras cidades, estados e de fora do país nestes eventos. Com isso nós temos os nossos taxistas e motoristas de aplicativo trabalhando mais com os nossos hotéis, restaurantes e espaços culturais sempre fomentando a economia da cidade”, disse. “São Paulo se consolida como uma das grandes cidades do mundo no automobilismo e, também, movimenta a economia”, concluiu o prefeito.
“São 150 países vendo a cidade de São Paulo e o Brasil positivamente. A gente tem visto muitas cidades e países negativamente, falando em guerra, e nós estamos aqui falando de paz, alegria, automobilismo, geração e emprego e renda”, apontou o prefeito.
Com a chegada do Campeonato Mundial de Endurance, a capital paulista se tornará a única cidade no mundo a sediar os três eventos (Fórmula 1, Fórmula E e o Mundial de Endurance) da Federação Internacional de Automobilismo. Programada para 14 de julho, a etapa 6 Horas de São Paulo será a quinta do World Endurance Championship (WEC) neste ano e é a única prova do calendário que acontecerá na América do Sul.
“O prefeito Ricardo Nunes é o grande responsável pela chegada desta prova a São Paulo e por esta gestão que enxerga geração de emprego e renda em shows, eventos esportivos e de entretenimento. Este é um sonho do nosso sempre prefeito Bruno Covas que, tenho certeza, está se sentindo muito agradecido. São Paulo está definitivamente na rota dos grandes eventos”, garantiu o diretor-presidente da SPTuris, Gustavo Pires.
A prova em São Paulo promete ser mais que uma competição automotiva. O evento irá se transformar num verdadeiro festival cultural e esportivo. Com fan zone e muita diversão para todas as idades e show exclusivo do cantor Michel Teló, o evento transcende a velocidade para se tornar uma celebração da cultura brasileira.
A experiência será enriquecida por atrações como a roda gigante de Le Mans, áreas de jogos, uma praça de alimentação diversificada e uma exposição de carros antigos. Todos esses elementos ajudarão a garantir que o evento proporcione uma experiência imersiva e inesquecível para os entusiastas do automobilismo e da cultura.
“Em primeiro lugar, quero agradecer sinceramente a Ricardo Nunes, prefeito da cidade, por sua ajuda em trazer o WEC de volta a São Paulo – marcando uma década desde que o campeonato foi último no Brasil. Nosso campeonato está mais forte do que nunca, com 14 dos fabricantes mais icônicos do mundo batalhando nas pistas e estamos muito entusiasmados em trazer o espírito de Le Mans de volta a São Paulo. A Rolex 6 Horas de São Paulo deste ano serão um evento verdadeiramente inesquecível”, disse o CEO da FIA WEC, Fréderic Lequien.
Calendário 2024 do Mundial de Endurance FIA
Data / Etapa / País
21/04 – 6 Horas de Ímola – Itália
11/05 – TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps – Bélgica
15/06 – 24 Horas de Le Mans – França
14/07 – Rolex 6 Horas de São Paulo – Brasil
01/09 – Lone Star Le Mans – Estados Unidos
15/09 – 6 Horas de Fuji – Japão
02/11 – BapcoEnergies 8 Horas do Bahrein – Bahrein