Foram entregues neste sábado (19), em oito distritos do Centro da Cidade, 19 praças revitalizadas pela Prefeitura, por meio da Subprefeitura da Sé. A entrega simultânea faz parte da meta da Administração Municipal em melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram ou trabalham na região central.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, além das 19 praças entregues hoje, antes já foram reformadas outras três e há seis em obras. “Todas essas áreas de lazer são importantes para revitalizarmos o Centro. Hoje temos 1, 2 mil obras em andamento na cidade, a maioria nas áreas periféricas. Iremos também retomar em breve as obras de revitalização de 23 calçadões do centro velho que estavam paradas. Estamos avançando muito e com certeza vamos um Centro bem melhor”, disse o prefeito
Uma das praças entregues foi a do Largo do Arouche, local que passou por melhorias durante a ação especial. As equipes da Subprefeitura Sé trabalharam em cada praça, transformando ainda mais os espaços de lazer para a população. Entre as intervenções realizadas estão: reforma de orlas, cobertura vegetal (plantio de grama e ornamentais), paisagismo, poda e pintura. Foram construídos Parcães nas Praças Hélio Ansaldo e Emílio Miguel Abella; e no Largo do Arouche.
Foram revitalizadas com verbas próprias da Subprefeitura Sé as praças: Dom Orione, na Bela Vista; Antônio Caruso, Nina Rodrigues e Hélio Ansaldo, no Cambuci; Vitor Del Mazo, na Consolação; Largo da Pólvora, na Liberdade; Darcy Penteado, Largo do Paissandú, Largo do Arouche, Paulo Kobayashi, General Craveiro Lopes, Memorial Vladimir Herzog, Emílio Miguel Abella, General Osório e Desembargador Mário Pires, na República; Olavo Bilac, na Santa Cecília; Dr. João Mendes, Ragueb Chohfi e Largo 7 de Setembro, na Sé. Com recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb) já foram revitalizadas outras três praças: Padre Luís Alves de Siqueira Castro, no Bom Retiro; Umpei Hirano e Largo Nossa Senhora da Conceição, no Cambuci.
Para o subprefeito da Sé, Coronel Marcelo Vieira Salles, O projeto de revitalização das praças tem como objetivo incentivar os moradores e frequentadores da região Central a preservarem e utilizarem esses espaços verdes. “A adesão ao evento da população do Centro dá mostra da aprovação de nossa atuação, melhorando a cidade para quem mais precisa. Agora as praças são da população para serem usadas da melhor forma possível”, disse Salles.
A presidente do Conselho de Segurança (Conseg) Centro, Marina Barbosa, destacou que as revitalizações trazem mais segurança à região. “Esperamos que outras áreas façam parte da revitalização para que o nosso Centro fique mais seguro e com vida nova melhorando, assim, para todos nós”, disse
Já o delegado da 1ª Seccional Centro, Roberto Monteiro, as ações e operações conjuntas estão mudando a realidade do Centro e de toda a cidade. “Temos três pilares da principal operação realizada aqui na região para. Um é a segurança pública, com tolerância zero para traficantes. Esse trabalho é feito pelas polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Metropolitana. O segundo pilar é da Saúde e assistência social. E o último é a reurbanização do centro da capital, que se materializa com a entrega dessas 19 praças e outras ações. Tenho certeza que com a nossa união, a Cidade vai vencer qualquer obstáculo”, frisou Monteiro.