O Sesc Verão, uma das mais tradicionais campanhas do Sesc São Paulo, visa incentivar e promover a adoção de um estilo de vida mais ativo por meio da prática regular de atividades físicas. Em 2023, chega à sua 28ª edição, com o tema “Pratique Onde Estiver! Como Quiser!”. A proposta convida o público de todas as faixas etárias a participarem da diversificada programação de atividades físico-esportivas oferecidas gratuitamente em todas as unidades do Sesc no Estado de São Paulo e, a partir desta experiência, criar uma rotina de movimento que impacta positivamente o bem-estar geral e qualidade de vida.
Desta maneira, entre os dias 07 de janeiro e 12 de fevereiro, o público terá à disposição mais de 1300 atividades, reforçando a necessidade da reocupação, apropriação e reconhecimento de espaços que possibilitem a prática, mantendo o olhar cuidadoso para a diversidade, acessibilidade e acolhimento dos variados públicos.
“A convivência sempre foi característica fundamental das ações oferecidas pelo Sesc em mais de 76 anos de atuação. Após longo período de restrições devido às políticas de distanciamento social e cuidados sanitários por conta da pandemia, retomar o convívio presencial, partilhando momentos e vivências comuns, nos traz grande satisfação”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc SP. “As práticas esportivas são oportunidades de realizar encontros, estimulando uma vida ativa e o desenvolvimento integral dos sujeitos, em âmbito pessoal e coletivo. Nesse aspecto, a interação das pessoas, seja nas unidades do Sesc presentes no estado de São Paulo ou nos espaços públicos em que ocorrem as atividades do Sesc Verão, propiciam, de maneira democrática e respeitosa, o contato com a diversidade presente em sociedade”, complementa Miranda.
A programação, que ocorre nas 40 unidades do Sesc no estado, espaços públicos, estações de Metrô (capital paulista), e também no formato on-line, oferecerá ao público aulas abertas, cursos, apresentações, debates, workshops e vivências para todas as idades, que possibilitarão a experimentação de diversas modalidades esportivas, gerando novos conhecimentos e oportunidades para o contato com o esporte, enquanto fenômeno cultural e contemporâneo.
Vale ressaltar que, nesta edição do Sesc Verão, 11 unidades contarão com ambientações para a prática esportiva, criadas especialmente para o evento.
“Com o Sesc Verão 2023, o Sesc São Paulo busca oferecer maior variedade de atividades físico-esportivas para incentivar as pessoas a encontrarem a prática que melhor se encaixe no seu perfil e a se manterem em movimento dentro e fora das unidades. Por meio de uma programação intensa, diversificada e predominantemente presencial, queremos sensibilizar o público para os benefícios das atividades físicas, administrando bem o seu tempo, de forma a incluir esse momento de autocuidado no dia a dia”, destaca Carolina Seixas, gerente da gerência de desenvolvimento físico-esportivo.
Destaques da Programação – Grande São Paulo – A programação do Sesc Verão 2023, com base no tema “Pratique Onde Estiver! Como Quiser!”, reunirá centenas de atividades para toda da família, tanto nas unidades do Sesc na Grande São Paulo, quanto em espaços públicos e localidades externas, além do formato on-line. O público terá à disposição aulas abertas, encontros e vivências com atletas, passeios ciclísticos, caminhadas, cursos, entre muitas outras atividades.
Dentre os encontros com esportistas convidados, destaque para os bate-papos e demonstrações com as medalhistas de ouro olímpico Rebeca Andrade (Ginástica Artística, Sesc Guarulhos e Sesc Mogi das Cruzes), Rafaela Silva (Judô, Sesc Guarulhos), Ana Marcela Cunha (Maratona Aquática, Sesc Belenzinho), Fofão (vôlei, Sesc Avenida Paulista), Fê Garay (vôlei, Sesc Ipiranga) e Jaqueline Silva (vôlei de praia, Sesc Santo Amaro).
Completando time de atletas convidados, o Sesc Verão receberá ainda nomes como Luizinho (skate, Sesc Belenzinho), Sandro Dias (skate, Sesc Pompeia), Zetti e Tarciane (futebol, Sesc 24 de Maio), Janeth Arcain (basquete, Sesc Itaquera), Ana Moser (vôlei, Sesc Consolação), Tiffany Abreu (vôlei, Sesc Osasco), entre outros.
Já dentre as atividades realizadas em unidades do Sesc, destaque para “Em Ritmo De Verão!”, aulas abertas de dança, com ritmos que embalam o verão brasileiro no Sesc Campo Limpo; a intervenção artística “Praias, Savanas e Safaris!”, com uma trupe de palhaços que explorará a geografia do Sesc Interlagos; as aulas abertas de modalidades como Panna Ko, Ginástica Acrobática e Kung Fu (Sesc São Caetano); um Circuito Esportivo de Parkour, no Sesc Bom Retiro e uma vivência de Patinação Artística, no Sesc Vila Mariana.
Ambientações – Uma das características do Sesc Verão é a criação de espaços e ambientações cenográficas com o objetivo de despertar no público a vontade da prática de atividades físico-desportivas, com uma programação voltada para toda a família.
Dentro desta proposta, os destaques são instalações como uma Vila Brincante de 1.200 m², com ruas, praças e campinho no Sesc Pompeia; uma Quadra de Areia para práticas esportivas no Sesc Santo Amaro; ambientação dedicada ao Triatlo e à combinação de modalidades na Área de Convivência do Sesc Santo André; o Espaço Raiz, no Sesc Interlagos, com modalidades como Ginástica Artística, Atletismo, Escalada Boulder, K-Pop, entre outras; a ambientação Entrelinhas, no Sesc Avenida Paulista, para a prática de futebol, floorbol, blackminton, esportes urbanos etc; um espaço montado no Sesc Belenzinho, com modalidades como Beach Tênis, Vôlei de Praia, Futevôlei, Frescobol e um deck de areia para brincadeiras de praia para crianças e, por fim, o ginásio do Sesc Pinheiros terá exibições de textos, vídeos, braile e vivências práticas a partir de experiências obtidas nos anos de 2021 e 2022 com o projeto Esporte e Diversidade.
Espaços Públicos e Metrô – Vale ressaltar que, dentre as atividades, o Sesc São Paulo propôs ainda a ocupação de espaços para que o público possa conhecer e praticar diversas modalidades. Como destaque estão uma Parede de Escalada de 6m de altura no Metrô São Bento sob coordenação do Sesc Florêncio de Abreu; apresentação esportiva de breaking, no Metrô Tucuruvi com o Sesc Santana à frente e as vivências em Mini-Curli e Air Ball, nas estações Capão Redondo e Campo Limpo do Metrô, coordenadas pelo Sesc Campo Limpo.
Já no recorte de atividades que ocuparão espaços públicos, o Sesc Carmo montará uma Arena especial na Praça do Poupatempo Sé, para a prática de diversas modalidades, enquanto os adeptos das caminhadas de regularidades poderão participar de dois enduros a pé, coordenados pelas unidades Santo André e Santo Amaro. Ainda neste segmento, a programação terá caminhadas meditativas no Parque da Aclimação, sob coordenação do Sesc Carmo.
Atividades On-Line – Por fim, a programação traz ainda uma série de cursos on-line realizada pelo Centro de Pesquisa e Formação, em temas como “Conquistas e Desafios da Comunidade LGBTQIA+ no Esporte no Brasil” e “Etnografia e Gestão em Esporte e Lazer – Possíveis Aproximações”, além do curso “Ciclismo e Lazer”, disponível no Sesc Digital.