Quatro grupos de policiais da Guarda Civil Ambiental com experiência em mata e GCMs do canil, com quatro cães farejadores, especializados em busca de pessoas, se dirigiram para aquela região em seis viaturas VTR’s adaptadas na madrugada desta terça-feira (21)
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) enviou, às 5h desta terça-feira (21), equipes especializadas para auxiliar no socorro às vítimas das chuvas no Litoral Norte do Estado. A ação foi dirigida pelo prefeito Ricardo Nunes, que entrou em contato com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, e ofereceu auxílio.
“Com uma situação dessas, a cidade de São Paulo não se refutaria a dar sua contribuição. É um momento de muita dor no coração, com tantas pessoas perdidas e desabrigadas. Além das equipes da nossa Guarda Civil Metropolitana, também enviamos 10 mil cestas básicas”, declarou Nunes.
Trabalhos
Quatro grupos de policiais da Guarda Civil Ambiental, com experiência em mata, e GCMs do canil, com quatro cães farejadores, especializados em busca de pessoas, se dirigiram para aquela região em seis viaturas VTR’s adaptadas. As equipes, formadas por 26 agentes da GCM – dez da Inspetoria do Canil e outros 16 de Inspetoria de Defesa Ambiental – atuarão em apoio às operações que já estão em andamento.
De acordo com o prefeito, foi enviado também um representante da Administração Municipal para coordenar os trabalhos de forma contínua.
“Estamos contando com a atuação de nosso secretário de Urbanismo e Licenciamento, Marcos Gadelho. Desta forma, as contribuições da Prefeitura são articuladas com o gabinete de crise, para que haja organização dos procedimentos e seja feito melhor uso da ajuda oferecida.
A secretária municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, e o Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, Agapito Marques, acompanharam o embarque dos policiais.
“Vamos dedicar todos os esforços para colaborar nas buscas dessas vítimas e no atendimento às pessoas, engrossando as equipes que já estão lá trabalhando. Nossos profissionais são especialistas e nossos cães são treinados. Somos muito gratos por estar colaborando neste momento tão doloroso”, declarou a secretária Elza.
Sobre o acidente
As fortes chuvas que caíram neste fim de semana em São Paulo provocaram deslizamentos e alagamentos, assim como causaram ao menos 40 mortes e desaparecimentos de pessoas no Litoral Norte.
O volume da chuva, segundo a Polícia Civil, superou o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades daquela região como São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.