A audição musical no formato recital que acontecerá na próxima quarta feira, dia 02 de novembro de 2022, no espaço reservado para eventos no interior do condomínio Nações Unidas, Avenida Senador Teotônio Vilela, 4029, (5C 34), no Distrito de Cidade Dutra, tem como organizadores a musicista (pianista, organista e professora) Débora Dickmann e o músico (violinista e professor) Kleber Dickmann. A coordenação geral está a cargo da pianista Débora Dickmann. O concerto musical em questão visa dar oportunidade aos menos favorecidos que não tem oportunidade de freqüentar equipamentos públicos, tanto os intérpretes quanto os ouvintes espectadores. O evento vai além à ousadia visando levar informações aos pais dos alunos que irão tocar e interagi-los com o conteúdo ali disseminado disse Débora.
Esse tipo de evento é raro no Brasil por motivo de investimento por parte do poder público no seguimento cultural musical. Poucas pessoas têm acesso a equipamentos culturais no país. No sul e Sudeste do Brasil, onde a maioria da população é branca, há maior concentração de bens culturais, como salas de concertos, teatros, casa de cultura, bibliotecas e outros. Nas demais regiões do país onde predomina a cor parda e negra os equipamentos culturais e apresentações do tipo a audição que acontecerá no Nações Unidas é escassa segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim sendo é louvável a iniciativa dos docentes fazendo a diferença cuja responsabilidade é do poder público determinada por lei inserida na Constituição Federal do Brasil.
Toda audição musical é um concerto. O formato recital significa um concerto para poucos músicos e uma platéia reduzida de ouvinte. No recital em questão, segundo a coordenadora Débora, 16 discentes estarão se apresentando, ao violino, ao órgão e piano. Os alunos participarão como solista e repertório previamente escolhido por eles. Nos álbuns teremos músicas clássicas, sacra, folclore brasileiro, destacando alguns renomados compositores nacionais e internacionais, por exemplo, Mário Mascarenhas, Johann Sebastian Bach, Piotr Llitch Techaikovsky, Ludovico Einaudi, Shinichi Suzuki, Felix Mendelssohn Bartholdy, Ludwig Van Beethoven entre outros afirmou a pianista e coordenadora Débora.
O recital é o primeiro de vários outros concertos que acontecerão no condômino outros equipamentos particulares e públicos. Com objetivo de integrar a família à cultura, incentivando cada vez mais os alunos a seguir no seu aprendizado e dando a eles oportunidades e dignidade para seguir uma careira no mundo clássico. Os ingressos já foram todos distribuídos para os assentos disponíveis. Os convidados foram os entes familiares dos discentes, amigos e outros indicados, concluiu a coordenadora. Contatos com os professores: @profa_deboradickmann @violino_solo